ORATÓRIA-Leitura exata
O
que você deve fazer?
que você deve fazer?
Ler em voz alta exatamente o que está escrito, sem omitir letras,
pular ou trocar palavras. Pronunciar as palavras corretamente, obedecendo à
pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.
pular ou trocar palavras. Pronunciar as palavras corretamente, obedecendo à
pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.
Como
fazer uma leitura exata. Há muitos aspectos envolvidos na boa leitura, mas a exatidão é
o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para ler exatamente o
que está escrito, tomando cuidado para não pular ou trocar palavras nem omitir
as últimas letras.
fazer uma leitura exata. Há muitos aspectos envolvidos na boa leitura, mas a exatidão é
o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para ler exatamente o
que está escrito, tomando cuidado para não pular ou trocar palavras nem omitir
as últimas letras.
Para ler corretamente as palavras, você precisa entender o
contexto. Isso exige preparação minuciosa.
contexto. Isso exige preparação minuciosa.
A pontuação e os sinais diacríticos são elementos importantes da
linguagem escrita.
linguagem escrita.
Para adquirir a habilidade de ler corretamente é necessário
treinar. Leia cada parágrafo várias vezes, até não cometer mais erros. Então,
passe para o parágrafo seguinte. Por último, esforce-se a ler várias partes da
matéria sem pular, repetir ou trocar palavras. Depois de fazer isso, peça que
alguém escute sua leitura e indique os erros que cometer.
treinar. Leia cada parágrafo várias vezes, até não cometer mais erros. Então,
passe para o parágrafo seguinte. Por último, esforce-se a ler várias partes da
matéria sem pular, repetir ou trocar palavras. Depois de fazer isso, peça que
alguém escute sua leitura e indique os erros que cometer.
Dicas
para conseguir
para conseguir
Treine! Treine! Treine! E faça
isso em voz alta. Peça que alguém escute sua leitura e aponte os erros. Durante
o estudo pessoal, discipline-se a ler com atenção. Não leia as palavras
isoladamente; aprenda a ler grupos de palavras.
isso em voz alta. Peça que alguém escute sua leitura e aponte os erros. Durante
o estudo pessoal, discipline-se a ler com atenção. Não leia as palavras
isoladamente; aprenda a ler grupos de palavras.
SINAIS DE PONTUAÇÃO
Ponto (.) indica parada mais longa.
Vírgula (,) geralmente exige uma pausa
breve, para dar seqüência à leitura.
breve, para dar seqüência à leitura.
Ponto
e vírgula (;) indica uma pausa mais curta que
o ponto e mais longa que a vírgula.
e vírgula (;) indica uma pausa mais curta que
o ponto e mais longa que a vírgula.
Dois
pontos (:) introduz
uma lista ou uma citação; exige pausa, mas sem mudar a inflexão da voz.
pontos (:) introduz
uma lista ou uma citação; exige pausa, mas sem mudar a inflexão da voz.
Ponto
de exclamação (!) indica
expressão de forte sentimento no tom da voz.
de exclamação (!) indica
expressão de forte sentimento no tom da voz.
Ponto
de interrogação (?) geralmente exige ler a frase num
tom mais alto ou aumentar a inflexão da voz.
de interrogação (?) geralmente exige ler a frase num
tom mais alto ou aumentar a inflexão da voz.
Aspas (““
““ ou ‘ ‘) podem indicar que as palavras
delimitadas por elas devem ser lidas com pausas antes e depois do trecho
(pausas bem breves se as palavras fizerem parte de um texto; mais longas no
caso de uma declaração completa).
““ ou ‘ ‘) podem indicar que as palavras
delimitadas por elas devem ser lidas com pausas antes e depois do trecho
(pausas bem breves se as palavras fizerem parte de um texto; mais longas no
caso de uma declaração completa).
Travessão (—),
quando
usado para destacar idéias,
geralmente pede uma mudança suave no tom da voz ou no ritmo da leitura.
quando
usado para destacar idéias,
geralmente pede uma mudança suave no tom da voz ou no ritmo da leitura.
Parênteses (
) e
colchetes [
] podem isolar palavras a ser lidas num tom levemente mais baixo. As
fontes de referência entre parênteses não precisam ser lidas, e não há
necessidade de mudar o tom da voz ao ler as palavras entre colchetes cuja
função é completar o sentido da leitura.
) e
colchetes [
] podem isolar palavras a ser lidas num tom levemente mais baixo. As
fontes de referência entre parênteses não precisam ser lidas, e não há
necessidade de mudar o tom da voz ao ler as palavras entre colchetes cuja
função é completar o sentido da leitura.
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