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ORATÓRIA-Leitura exata


O
que você deve fazer?
Ler em voz alta exatamente o que está escrito, sem omitir letras,
pular ou trocar palavras. Pronunciar as palavras corretamente, obedecendo à
pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.
Como
fazer uma leitura exata.
Há muitos aspectos envolvidos na boa leitura, mas a exatidão é
o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para ler exatamente o
que está escrito, tomando cuidado para não pular ou trocar palavras nem omitir
as últimas letras.
Para ler corretamente as palavras, você precisa entender o
contexto. Isso exige preparação minuciosa.
A pontuação e os sinais diacríticos são elementos importantes da
linguagem escrita.
Para adquirir a habilidade de ler corretamente é necessário
treinar. Leia cada parágrafo várias vezes, até não cometer mais erros. Então,
passe para o parágrafo seguinte. Por último, esforce-se a ler várias partes da
matéria sem pular, repetir ou trocar palavras. Depois de fazer isso, peça que
alguém escute sua leitura e indique os erros que cometer.
Dicas
para conseguir
Treine! Treine! Treine! E faça
isso em voz alta. Peça que alguém escute sua leitura e aponte os erros. Durante
o estudo pessoal, discipline-se a ler com atenção. Não leia as palavras
isoladamente; aprenda a ler grupos de palavras.
SINAIS DE PONTUAÇÃO
Ponto (.) indica parada mais longa.
Vírgula (,) geralmente exige uma pausa
breve, para dar seqüência à leitura.
Ponto
e vírgula
(;) indica uma pausa mais curta que
o ponto e mais longa que a vírgula.
Dois
pontos
(:) introduz
uma lista ou uma citação; exige pausa, mas sem mudar a inflexão da voz.
Ponto
de exclamação
(!) indica
expressão de forte sentimento no tom da voz.
Ponto
de interrogação
(?) geralmente exige ler a frase num
tom mais alto ou aumentar a inflexão da voz.
Aspas (““
““ ou ‘ ‘)
podem indicar que as palavras
delimitadas por elas devem ser lidas com pausas antes e depois do trecho
(pausas bem breves se as palavras fizerem parte de um texto; mais longas no
caso de uma declaração completa).
Travessão (—),
quando
usado para destacar idéias,
geralmente pede uma mudança suave no tom da voz ou no ritmo da leitura.
Parênteses (
)
e
colchetes
[
]
podem isolar palavras a ser lidas num tom levemente mais baixo. As
fontes de referência entre parênteses não precisam ser lidas, e não há
necessidade de mudar o tom da voz ao ler as palavras entre colchetes cuja
função é completar o sentido da leitura.

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