Just another WordPress.com site

PROPAGANDA ELEITORAL X 25 DE DEZEMBRO

Não está nos evangelhos – e nem nos outros livros do Novo Testamento – a informação segundo a qual Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro. Os homens comemoram a data por imposição da Igreja de Roma. É que o dia atualmente considerado o natal de Cristo era a data em que os pagãos comemoravam o dia do Sol. Os cristãos, para superar os rituais da festa pagã, passaram a comemorar o aniversário de nascimento do Salvador a fim de rivalizar com os adversários e impor novo calendário ao povo.
    Avança-se no processo de cristianização que tinha no batismo sua iniciação mais aceita. Baptós, em grego, quer dizer mergulho, imersão. Pois bem, o batismo acontecia através da imersão na água da cabeça de quem estava sendo batizado. O que ocorria nas pias batismais dos templos. É daí que vem a expressão lavagem cerebral, utilizada muito nos processos políticos inerentes a regimes marcados pelo autoritarismo.
    A propaganda nasce, da maneira como a conhecemos nos dias de hoje, com o objetivo de divulgar a palavra de Deus inserida na bíblia. Mas principalmente nos evangelhos. Propagar é chegar até o pago mais distante. Pago era local onde moravam os não batizados. Portanto, os pagãos. Como pro é prefixo que significa para frente, adiante, segue-se que propagar era ir adiante até chegar ao último pago. E batizar quem ainda não tivesse sido batizado.
    A propaganda eleitoral dos dias de hoje tem a mesma substância, ainda que os métodos sejam bem mais evoluídos. Mas a lavagem cerebral é tentada, inclusive anatematizando inimigos ou eventuais adversários.
    As eleições deste ano já estão confirmando o que temos sentindo antecipadamente.
                                                                                                                   —VICENTE GOLFETO
     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s