Just another WordPress.com site

Sempre-viva – uma planta fantástica!




A capacidade de uma planta viver sob condições difíceis e desfavoráveis”.

Nas montanhas da Europa cresce uma planta assim. O curioso é que ela é chamada de sempre-viva. Esta planta alpina, naturalmente, não vive para sempre, mas perdura ano após ano, produzindo todo verão flores lindíssimas. The New Encyclopædia Britannica explica que ela recebeu o nome de sempre-viva por causa da sua “resistência e durabilidade”. (O nome científico destas plantas do gênero Sempervivum também significa “sempre-viva”.)
O que torna notável esta planta durável é que ela cresce nos lugares mais inóspitos. Pode ser encontrada bem no alto de encostas de montanhas, assoladas pelo vento, onde as temperaturas podem cair até 35°C em apenas 24 horas. Ela consegue lançar raízes numa fenda rochosa com só um pouquinho de solo.

Quais são alguns dos segredos da sua resistência em tais condições adversas?

A sempre-viva possui folhas suculentas, que cuidadosamente acumulam água. Isto a habilita a aproveitar plenamente toda a umidade disponível de chuva ou de neve derretida. Além disso, cresce em molhos que combinam sua força para ficar firmes na base rochosa. Por se arraigar em fendas, tem alguma proteção contra os elementos, embora haja pouco solo. Em outras palavras, viceja por aproveitar ao máximo as condições difíceis.

Da mesma forma, podemos encontrar-nos em situações que testam a qualidade da nossa perseverança. Deveras, a planta sempre-viva é um lembrete encantador de que, mesmo num ambiente hostil, podemos perseverar e ter força e aproveitarmos das oportunidades disponíveis.

Uma resposta

  1. Muito comovente essa história, gostei muito. Parabens!Carlos Antonio

    abril 13, 2010 às 3:28 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s