Just another WordPress.com site

O maravilhoso cérebro


Há anos o cérebro humano é comparado a um computador, mas, segundo descobertas recentes, essa comparação deixa muito a desejar. “Como começar a entender o funcionamento de um órgão que tem uns 50 bilhões de neurônios com um quatrilhão de sinapses (conexões), e com capacidade de operação de talvez 10 quatrilhões de vezes por segundo?”, perguntou o Dr. Richard M. Restak. Sua resposta? “O desempenho até mesmo do mais avançado computador de rede neural . . . tem cerca de um décimo de milésimo da capacidade mental de uma mosca.” Imagine, então, a distância que separa o computador do cérebro humano, tão fantasticamente superior! 
Supercomputador equivale a uma lesma
É provável que já tenha ouvido falar que o cérebro foi comparado a um poderoso computador. Na realidade, porém, descobertas recentes mostram que esta comparação está longe de ser correta. Um cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) disse: “Os computadores atuais não chegam nem perto da capacidade de um ser humano de 4 anos de ver, falar, locomover-se ou usar senso comum. . . . Calcula-se que a capacidade de processamento de dados até mesmo do supercomputador mais poderoso equivale ao sistema nervoso de uma lesma — uma minúscula fração da capacidade disponível do supercomputador que fica dentro do [seu] crânio.  — Steven Pinker, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Que tecnologia avançada, hein! 
Isso nos mostra o quanto a tecnologia é insignificante se comparada com a capacidade humana. Portanto, uma empresa de sucesso precisa dar valor não as máquinas, mas na capacidade humana, por que eu nunca ví uma máquina funcionar sozinha…

2 Respostas

  1. INCRÍVEL ! EU NÃO SABIA DISSO. ACHEI INTERESSANTE, PARABENS…- PATRICIA.

    abril 29, 2010 às 4:12 pm

  2. Bonito site, muito interessante a postagem, vou fazer um repost no meu blog, pena que as suas matérias não tem endereço próprio, estou enganado?Se houver me avise, assim posso fazer reposts com link "continua" termiando aqui e não somente citando a fonte.Legal mesmo o site parabéns!

    abril 29, 2010 às 5:25 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s