Just another WordPress.com site

CARACTERÍSTICAS DE ORATÓRIA Entusiasmo

E
O que você deve fazer?
Falar de maneira animada, demonstrando que está plenamente convencido do valor de sua mensagem.
Por que é importante?
Seu entusiasmo ajudará a prender a atenção dos ouvintes e também poderá motivá-los a agir. Se demonstrar entusiasmo pelo que diz, contagiará a assistência.

O ENTUSIASMO dá vida ao discurso. Apesar de ser importante ter matéria informativa, o que ajuda a cativar a atenção da assistência é a forma animada de apresentá-la. Você pode cultivar essa característica de oratória, não importa qual seja sua formação cultural e personalidade.
Fale com sentimento. Não basta simplesmente preparar o que dizer. O orador deve entregar-se de coração, viver a matéria. Por isso, ele precisa envolver-se profundamente no assunto.

Pense na assistência. Outro fator importante para manifestar entusiasmo é estar convicto de que a assistência precisa ouvir o que você tem a dizer. Analise por que precisam ouvir a informação, que proveito tirarão e como você pode apresentá-la de maneira que reconheçam seu valor.
Trabalhe na elaboração do discurso até que fique contente com o resultado. As informações não precisam ser novas, mas você pode dar-lhes novo enfoque. E se foi designado a ler em público? Para ler com entusiasmo, não basta conseguir pronunciar e agrupar as palavras corretamente. É preciso estudar a matéria.

Fale de maneira animada. O entusiasmo se manifesta principalmente pela animação do orador, tanto no modo de proferir o discurso como nas expressões faciais. Seja convincente, mas não dogmático.
É preciso ter equilíbrio. Alguns têm a tendência de se entusiasmar com muita facilidade e talvez seja preciso ajudá-los a ver que, quando o orador fala de modo bombástico ou muito eufórico, os ouvintes acabam prestando atenção nele e não na mensagem. Por outro lado, os tímidos precisam de incentivo para serem mais expressivos.
O entusiasmo é contagiante. Se tiver bom contato visual com a assistência e falar com entusiasmo, seus ouvintes também ficarão entusiasmados. Apolo falava de maneira animada e tinha a fama de ser um orador eloqüente. 

Entusiasmo apropriado à matéria. Tenha cuidado para não proferir o discurso inteiro com tanto entusiasmo a ponto de deixar a assistência exausta. Se fizer assim, nenhuma exortação que der induzirá os ouvintes a agir. Isso frisa a necessidade de se preparar o discurso de uma maneira que permita variar o proferimento. Procure não adotar um estilo que reflita indiferença. Se escolher as informações cuidadosamente, achará todos os pontos interessantes. Mas é claro que alguns pontos precisam ser apresentados com mais entusiasmo do que outros e devem ser habilmente intercalados com outras partes do discurso.
Em especial, os pontos principais devem ser apresentados com entusiasmo. O discurso deve ter pontos altos e, visto que estes acabam se destacando, geralmente são destinados a motivar a assistência. Uma vez que tiver convencido os ouvintes, você precisa estimulá-los a agir mostrando-lhes os benefícios de aplicarem o que foi dito. Seu entusiasmo ajudará a tocar o coração da assistência. Em suma, o entusiasmo nunca deve ser forçado e tem de ser justificado pela matéria.

COMO DESENVOLVER
Além de preparar as informações, prepare também o coração. Dessa maneira, conseguirá envolver suas emoções no discurso.
Medite nos benefícios que seus ouvintes obterão dos pontos que abordará.
Determine que partes devem ser apresentadas com maior entusiasmo.
Dê vida ao discurso e demonstre o que sente por meio de suas expressões faciais. Fale com vigor.
Portanto, ponha fogo em seu discurso ou então ponha seu discurso no fogo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s