Just another WordPress.com site

Dicas de como se barbear

SE UM homem gastar cinco minutos por dia fazendo a barba e fizer isso durante 50 anos, ele terá gasto pouco mais de 63 dias da sua vida só tirando pêlos do rosto! O que os homens acham desse ritual diário?
Há pouco tempo, uma pesquisa registrou os seguintes comentários sobre fazer a barba: “Eu não gosto”, “eu detesto”, “um dos males da vida”, “algo a ser evitado sempre que possível”. Se os homens têm tanta aversão a barbear-se, então por que eles se barbeiam? Vamos aprender um pouco mais sobre o ato de barbear-se e, quem sabe, encontraremos a resposta.
De conchas a lâminas descartáveis
Já se imaginou fazendo a barba com uma concha? E com um dente de tubarão? Talvez com uma lasca afiada da pederneira? Os homens demonstraram notável criatividade na escolha de instrumentos para barbear-se! No Egito antigo, os homens se barbeavam com uma navalha de cobre que parecia a cabeça dum machado. Já em épocas mais recentes, nos séculos 18 e 19, foram fabricadas a princípio em Sheffield, Inglaterra, o que se chamava de corta-gargantas. Geralmente ornamentadas, essas navalhas tinham uma lâmina de aço afiada, um pouco recurvada, que se dobrava no eixo e se encaixava no cabo quando não estava em uso. Esses instrumentos tinham de ser manuseados com extremo cuidado, e aprender a usá-los com perícia sem dúvida resultava em muitos cortes e sangramento. Para os inexperientes, começar a usá-los devia ser traumático. Porém, o século 20 prometia um alívio.
Em 1901, um homem nos Estados Unidos chamado King Camp Gillette patenteou uma navalha com lâmina descartável que não apresentava perigo. Sua invenção caiu nas graças do povo e por fim diversos modelos foram projetados, incluindo modelos com cabo revestido de ouro ou prata. Avanços mais recentes apresentam aparelhos de barbear totalmente descartáveis, aparelhos com duas ou até três lâminas, e alguns com lâmina móvel e articulada.
Obviamente, não se pode deixar de mencionar os barbeadores elétricos, que apareceram no mercado em 1931. A eficiência e a popularidade deles tiveram um grande aumento, mas a maioria dos homens ainda prefere usar uma lâmina bem afiada para caprichar na barba.
O vai-e-vem de estilos
Desde a antiguidade, o homem vem  experimentando estilos de barba que vão e voltam. O livro Everyday Life in Ancient Egypt (O Cotidiano no Egito Antigo) comenta que os antigos egípcios “não possuíam muitos pêlos no corpo e se orgulhavam de rapá-los. Para isso, eles usavam navalhas bem feitas que guardavam em esmerados estojos de couro”. Os assírios usavam barbas admiráveis. Vaidosos, eles dispensavam cuidado e atenção à barba, fazendo nelas tranças ou cachos bem esmerados.
Os israelitas da antiguidade tinham barba de comprimento moderado; usavam uma navalha para apará-la.
Na sociedade grega do passado, todos os homens usavam barba, exceto os aristocratas, que a rapavam. Em Roma, o hábito de barbear-se parece ter começado no segundo século AEC e, durante muitos séculos, os homens adotaram o costume de barbear-se todos os dias.
Com a queda do Império Romano, no entanto, a barba predominou novamente por mais 1.000 anos até a segunda metade do século 17, quando fazer a barba entrou na moda de novo. O estilo imberbe prevaleceu em todo o século 18. Mas daí, de meados do século 19 até o final dele, o vento começou a mudar de direção. No início do século 20, no entanto, fazer a barba tornou-se popular outra vez e isso perdura até o dia de hoje na maioria dos países.
Você é um dos milhões que utilizam uma lâmina como parte dum ritual diário em frente do espelho? Então, com certeza você quer ter o barbear mais perfeito possível, ou seja, com menos dor e menos sangue. Para isso, queira ler as sugestões do quadro “Dicas de como se barbear usando uma lâmina”. É provável que você já esteja aplicando essas sugestões. De qualquer forma, capriche na barba!
Dicas de como se barbear usando uma lâmina

 1. Amaciar a barba: a única maneira de amaciá-la é usar água quente em abundância. Se possível, faça a barba após ter tomado banho, visto que é maior o tempo em que a água fica em contato com os pêlos.

 2. Aplicar produtos antes de barbear-se: os diversos tipos de sabonete, loção, creme e gel servem basicamente para três coisas. (1) Eles têm propriedade hidratante, (2) ajudam a levantar os pêlos, e (3) lubrificam a pele para que a lâmina deslize sobre ela com mais facilidade. Escolha o produto que dá resultados mais satisfatórios para você. Ah, já experimentou passar condicionador de cabelo? Ele também foi feito para amaciar fios.

 3. Usar a lâmina certa da maneira certa: o certo é usar uma lâmina afiada. Lâminas cegas estragam a pele. Não escanhoe; fazer isso pode resultar num barbear rente, mas corta os pêlos abaixo da pele, resultando em pêlo encravado. Segundo algumas fontes, o desleixo ao barbear-se ou depilar-se pode produzir infecções virais, causando até mesmo verrugas.

 4. Proteger a pele com loções: todas as vezes que se barbeia, você remove uma camada microscópica de pele, deixando-a vulnerável. Portanto, é imprescindível retirar todos os resíduos do rosto com água limpa. Primeiro enxágüe com água quente, depois com água fria para fechar os poros e conservar a umidade. Se desejar, pode-se usar uma loção pós-barba hidratante a fim de proteger e refrescar a pele.
Nota
Este artigo se refere à barba do homem. Em muitos países as mulheres também depilam algumas partes do corpo. Por isso, talvez elas também achem úteis os pontos mencionados.
O que é barba?
  Barba são os pêlos que crescem no rosto. São compostos de queratina e outras proteínas associadas. Fabricada pelo corpo humano e pelo animal, a queratina é uma proteína fibrosa que contém enxofre e é o elemento básico de: cabelo, unha, pena, casco e chifre. De todos os tipos de pêlo no corpo humano, o fio da barba é o mais resistente e o mais elástico, além de ser tão difícil de se cortar quanto um fio de cobre com espessura equivalente. Existem cerca de 25.000 fios no rosto de um homem mediano, que crescem no ritmo de aproximadamente meio milímetro a cada 24 horas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s