Just another WordPress.com site

      Como posso falar bem em público?

O AUDITÓRIO da escola está abarrotado. Você escuta o seu nome pelos alto-falantes e, de repente, todo mundo olha para você. Os poucos metros que o separam da tribuna parecem ser quilômetros. A palma das mãos começa a suar, as pernas tremem e, por alguma razão, sua boca fica incrivelmente seca. Então, antes que você consiga fazer algo para impedir, uma enorme gota de suor escorre pelo rosto. Que constrangedor! Você sabe que não vai enfrentar um pelotão de fuzilamento, mas mesmo assim sente como se o fosse.

Convenhamos: muitos morrem de medo só de pensar em falar em público. Alguns !té classificaram o medo de falar em público como sendo pior do que o medo da morte! No entanto, independentemente da sua opinião sobre isso, há bons motivos para se interessar pela arte de falar em público. Vamos ver alguns deles e analisar como você pode ser um bom orador.

Chamado para falar em público

Falar em público é uma técnica que todos precisam desenvolver. De fato, cedo ou tarde é possível que você tenha de falar para uma assistência. Primeiramente, falar em público é incentivado em muitas escolas. É muito comum os alunos terem de estar prontos para falar, seja em relatórios orais e resumos de livros, seja em apresentações multimídia e debates.
Quando você por fim tiver um emprego, talvez seja chamado para dar aulas a colegas de trabalho, apresentar propostas para clientes ou explicar um relatório financeiro para um grupo de executivos. Na verdade, a arte de falar em público é útil em diversos tipos de empregos, como os relacionados a jornalismo, administração, relações públicas e vendas.
E se você preferir trabalhar como operário ou auxiliar de escritório? Nesse caso, falar bem durante uma entrevista pode ser o fator determinante entre conseguir ou não o emprego. Uma vez empregado, sua habilidade de se expressar pode contar pontos a seu favor. Se conseguir falar bem, as pessoas vão encará-lo como uma pessoa mais madura e capaz de cuidar de responsabilidades adicionais. Isso pode até significar um emprego melhor, salário mais alto ou pelo menos ser mais respeitado.
Ter boa oratória poderá beneficiá-lo de várias maneiras. Mesmo assim, talvez ainda se sinta apreensivo com a idéia de falar em público. Há algo que se possa fazer para vencer o nervosismo? Há, sim.

Superar os temores

Você não precisa ser brilhante nem perfeito para se sair bem, O essencial da boa oratória é dar ao público algo de valor. Em outras palavras, concentre-se na mensagem, não em si mesmo nem nas suas ansiedades. Da mesma forma, se você apresentar algo substancial, em que realmente acredita, o nervosismo vai desaparecer bem depressa.
Não encare seu discurso como atuação num espetáculo. Encare-o como um diálogo. Sim, tente se comunicar com seu público — não com a platéia como um todo — mas com as pessoas individualmente, assim como você faria numa conversa normal. Mostre verdadeiro interesse pessoal em seu público, e fale da maneira como normalmente fala. Quanto mais conversante for a abordagem, mais à vontade você se sentirá.
Outra razão comum para a ansiedade é o medo do embaraço ou de se sentir julgado pela assistência. Os espectadores têm a tendência de encarar cada apresentação com um conceito positivo. Portanto, tenha uma atitude positiva. Na medida do possível, cumprimente alguns da assistência à medida que chegam. Tente enxergá-los, não como inimigos, mas como amigos.
Lembre-se também de que o nervosismo não é totalmente ruim. Diferentemente da crença popular, observa, o nervosismo é bom para você e para sua apresentação. Como assim? Certa medida de nervosismo revela modéstia, que o ajudará a não ser confiante demais. Muitos atletas, músicos e atores acreditam que um pouco de nervosismo realmente os ajuda a atuar melhor. O mesmo pode ser dito a respeito de um orador.

Dicas para se sair bem
Aplicar essas e outras sugestões fez com que alguns jovens obtivessem certa medida de experiência e se saíssem bem como oradores na escola, no trabalho. Veja se essas sugestões podem ser de ajuda para você.

**** Coloque a matéria nas suas próprias palavras. Convença primeiro a si mesmo que o que dirá trará benefícios. Se estiver realmente convencido de que o seu discurso é importante, a assistência achará o mesmo.


****Gravar o discurso em vídeo. Dá realmente para ver os aspectos negativos, mas é muito útil. Além disso, tente escolher um assunto sobre o qual gosta de falar. Isso vai ficar evidente em seu discurso.


****Falar com mais naturalidade e conversante quando usa um esboço em vez de escrever palavra por. Além do mais, o que ajuda a acalmar é respirar bem fundo antes de começar a falar.Não tenha medo de rir de si mesmo. Todo mundo comete erros. Você só tem de tentar fazer o seu melhor.


****É claro que em qualquer empreendimento, como nos esportes, na arte ou na música, não há o que substitua a experiência e horas de ensaio. Prepare o discurso com bastante antecedência para que você tenha tempo de ensaiar.



ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESSA MATÉRIA. SE TIVEREM DÚVIDAS SOBRE ORATÓRIA É SÓ PERGUNTAR QUE TEREI PRAZER EM RESPONDER.

3 Respostas

  1. Hi, as you may already found I am new here. I will be happy to get some assistance at the beginning.Thanks and good luck everyone!😉

    fevereiro 28, 2010 às 3:08 am

  2. OK! Thanks !

    abril 8, 2010 às 6:22 pm

  3. MUCH FUN YOUR VIDEOS! Very much. SHOULD RECEIVE AN AWARD FOR THE BLOG!GUILLER – USA.

    junho 8, 2010 às 10:03 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s