Just another WordPress.com site

PÁSCOA-DE ONDE SURGIU O COELHO E O OVO



QUAL é o seu conceito sobre a Páscoa? Para Alexandra, uma garotinha de 6 anos, do Canadá, significa uma festa. ‘Os amiguinhos convidam a gente para comer bolo’, disse ela. ‘A gente escreve para o coelhinho da Páscoa, se ele lhe trouxe alguns ovos de chocolate. ’ Para outros, a ocasião significa pouco mais do que alguns dias extras de folga do trabalho ou dos estudos, um longo fim-de-semana. Todavia, para muitos, a Páscoa é a festa religiosa mais importante do ano, a que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias depois de ele ter sido morto
Não resta dúvida de que a ressurreição de Cristo é vitalmente importante, sendo o âmago do ensino cristão. Há outras coisas envolvidas na Páscoa, porém, além de celebrar-se a ressurreição de Cristo. 
DE ONDE SURGIU O COELHO E O OVO


 
Os homens se apoderaram do significado bíblico da ocasião e acrescentaram símbolos e costumes originários de povos antigos. Para exemplificar, considere um bem-conhecido emblema da Páscoa em alguns países – o coelho. “Os pagãos antigos empregavam o coelho qual símbolo da vida nova abundante da época primaveril. O primeiro registro do coelhinho como símbolo da Páscoa é encontrado na Alemanha, por volta de 1572”, afirma The Catholic Encyclopedia for School and Home (Enciclopédia Católica Para a Escola e o Lar). Semelhantemente, o emprego de pãezinhos glaceados tendo por cima uma cruz, ovos de cores brilhantes, ou sininhos de chocolate, na Páscoa, tem suas raízes na religião pagã. E, incrível como pareça, o próprio nome Páscoa (Easter, como usado em alguns idiomas) relaciona-se com uma deidade pagã. The Westminster Dictionary of the Bible (Dicionário Bíblico de Westminster) declara que a Páscoa era “originalmente a festividade da primavera em honra da deusa teutônica da luz e da primavera, conhecida pelos anglo-saxões como Eastre. Tão cedo como no oitavo século, o nome foi transferido pelos anglosaxões para a festividade cristã destinada a celebrar a ressurreição de Cristo”.
Para muitos, alguns dos importantes emblemas da Páscoa tornaram-se símbolos de diversão. O ovo, por exemplo, é provavelmente o símbolo mais popular da Páscoa em muitos países. O simbolismo do ovo é bem religioso. Supostamente, a ressurreição de Jesus Cristo é representada pela nova vida que emerge dum ovo aparentemente sem vida. Portanto, o costume de decorar ovos com cores e desenhos atraentes é um aspecto importante da celebração da Páscoa.
Mas para alguns, o principal valor do ovo de Páscoa é divertir as crianças. Numa certa cidade, a tradicional caça ao ovo de Páscoa, na igreja local, termina numa guerra de ovos! “Para as crianças”, comenta Robert J. Myers em seu livro Celebrations (Celebrações), “a Páscoa significa diversão, surpresas e provavelmente doces e balas suficientes para durarem até o Dia das Bruxas”, em outubro!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.